O Começo de 2016 na Cristolândia

Cada semana eu passo pelo menos um dia num dos centros de formação Cristã da Cristolândia. Muitas pessoas chamariam aquele local de centro de recuperação, mas a Cristolândia os vê como muito mais. O alvo é não só recuperação do vício em drogas e álcool, mas a formação de Cristo em cada homem e a sua transformação para uma nova caminhada com Deus.

Nos meus dias na Cristolândia eu passo a manhã com os alunos (homens no processo de transformação) e parte da tarde com os líderes e monitores no centro. Eu os ensino como grupo e também tento ter um tempo individual com alguns durante a visita.

Ensinando na Cristolândia

Ensinando na Cristolândia

No começo do ano, resolvi compartilhar com os alunos alguns princípios que tenho aprendido sobre descobrir a vontade de Deus. Os cinco princípios são: buscar a vontade de Deus através da Oração (Tiago 1:5-6); na Palavra (Romanos 12:1-2); a orientação do Espírito Santo (Gálatas 5:25); buscar conselhos com Cristãos maduros (Prov. 12:15); e portas abertas(Atos 16:6-7 e Salmo 25:4). Você pode ler mais sobre estes princípios no meu artigo “Como saber a vontade de Deus”.

Graças ao Senhor ao longo dos anos ele tem me dado alguns exemplos poderosos de cada um desses princípios em minha vida. É muito encorajador compartilhar como Deus não somente pode, mas tem uma paixão por compartilhar sua vontade conosco. E ele fará justamente isso se O buscarmos.

Cada semana faço um sorteio e entrego três ou quatro devocionais diários entre os homens no centro. Eles se animam com o sorteio e eu sei que esses devocionais dão uma direção para suas orações e tempo de estudo na Bíblia.

Os sortudos com os devocionais que ganharam!

Os sortudos com os devocionais que ganharam!

O período normal de estadia no centro é de 12-18 meses. Realmente leva esse tempo todo para um homem desintoxicar da dependência química. Mas, é necessário também dar tempo para o Senhor segurar o coração dele e solidificar a transformação da mente, coração e caráter. A Cristolândia realmente faz um trabalho admirável de ajudar esses alunos a aprenderem a viver com limites, o que a maioria deles nunca conheceu em sua criação. É um processo longo e leva tempo. É realmente a formação de caráter Cristão.

Depois dos primeiros seis meses, eles seguem para a “fase dois”, na qual começam a receber alguma orientação vocacional. Aulas de informática, eletricidade, trabalho com pintura industrial ajudam a prepará-los para a volta à “vida normal”, que é tão importante para sua auto estima e estabilidade social.

Ninguém que entra na Cristolândia é obrigado a permanecer os doze a dezoito meses. Todos são livres para ir embora no dia que quiserem. A dura realidade é que a maioria dos que começam não chegam ao fim. Alguns por não resistirem à tentação e aos vícios. Outros, por acharem que já estão firmes, quando na verdade ainda não estão. É por isso que peço que orem pelo trabalho da Cristolândia e seus dirigentes e obreiros. E orem pelos homens que entram lá, para que possam perseverar até saírem firmes no Senhor.

Autor

, , ,